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Qualidade de vida no trabalho: 4 dicas para melhorar o bem-estar da sua equipe

12/01/2021

A qualidade de vida no trabalho, também chamada pela sigla QVT, é um conjunto de ações adotadas para melhorar a satisfação dos colaboradores de uma empresa.

 

O bem-estar de cada membro da equipe é o principal objetivo das atividades que geram uma série de resultados positivos, como mais produtividade e rendimento, para a organização como um todo.

 

A definição do termo, desde a década de 1970, inclui a saúde e o desempenho em grupo.

 

Para evitar o desânimo e os conflitos no ambiente corporativo, e ainda garantir a esperada QVT para seus colegas e colaboradores, confira as dicas abaixo. Por aqui, trabalhamos para facilitar a sua rotina. Vamos lá?

 

1.      Preze o crescimento na carreira

 

Incentivar o desenvolvimento profissional da equipe, por meio de cursos e capacitações, é o primeiro passo para que todos sintam-se valorizados em suas funções.

 

Aprimorando capacidades e habilidades no trabalho, o indivíduo fica mais seguro. A segurança, por sua vez, estimula a qualidade de vida e o sucesso, que, juntos, melhoram a cadeia produtiva da corporação por completo.

 

2.      Cuide do clima organizacional

 

Um segundo papel importante dos gestores de uma empresa na promoção da QVT está diretamente ligado ao clima organizacional. De pequenos a grandes negócios, os colaboradores esperam espaço e oportunidade para que possam estar à vontade no ambiente de trabalho e com os colegas da equipe.

 

Consequentemente, torna-se essencial promover momentos de interação e lazer para que todos se conheçam e, acima de tudo, se respeitem.

 

3.      Crie ações de incentivo

 

A QVT, evidentemente, traz inúmeros benefícios para os funcionários e a empresa. Mas, para que funcione de forma efetiva, o incentivo contínuo terá papel valioso.

 

A dica para isso é ter estratégias de estímulo e engajamento usando a comunicação interna.

 

Ter um canal com seus colaboradores para enviar sugestões de atividades para além da organização pode ser a chave para que a qualidade de vida esteja dentro e fora do local de trabalho.

 

4.      Invista em um plano de saúde empresarial

 

Você sabia que a assistência à saúde está entre os cinco serviços mais desejados pela população brasileira?

 

Logo, incluir o benefício na política de valorização dos funcionários da sua empresa é uma forma de não só garantir mais qualidade de vida no trabalho, mas atrair e reter talentos para a sua equipe.

 

Para melhorar, o grupo ganha em produtividade, e a taxa de absenteísmo cai, já que, com plano de saúde, as pessoas tendem a adquirir hábitos de prevenção de doenças.

 

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